Projetos

Projetos mais consultados:

  • O efeito da aplicação de fontes orgânicas, organomineral e mineral de P na produção de sistema (Soja e Milho) e na qualidade de solos argilosos e cascalhentos.

Avaliação e Desenvolvimento de Fertilizantes a Base de Resíduo de Confinamento Bovino.Empresa: Agrojem. Esse projeto de pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento, avaliação e produção de fertilizantes a base de resíduo de confinamento bovino, seus efeitos no solo e na produção de grãos. A proposta engloba os trabalhos de pesquisa e inovação para o desenvolvimento de fórmulas multinutrientes para soja e milho, com avaliações dos produtos em laboratório, casa de vegetação e campo. Material e Métodos: Coleta e Caracterização do resíduo bovino e de seu composto; Desenvolvimento e avaliação de novos fertilizantes; e Avaliações químicas, física e físico-químicas dos grânulos.

  • Desenvolvimento de fertilizante organomineral à base de resíduo bovino.

Este projeto de pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento, avaliação e produção de fertilizantes a base de resíduo de confinamento bovino, seus efeitos no solo e na produção de grãos. A proposta engloba os trabalhos de pesquisa e inovação para o desenvolvimento de fórmulas multinutrientes para soja e milho, com avaliações dos produtos em laboratório, casa de vegetação e campo.

  • AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO BIOCHAR NAS PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E BIOLÓGICAS DO SOLO EM TERRAÇOS AGRÍCOLAS.

Atualmente estamos desenvolvendo pesquisas com o uso do biochar de casca de café em terraços agrícolas (na UEPE) que serão avaliados a médio e longo prazo. Inicialmente foi feita a incorporação de calcário e do biochar, posteriormente foi semeado braquiária e crotalária para implantação de sistemas de produção de milho doce e tomate (sistema de rotação de culturas e inclusão de hortaliças e plantas de cobertura).

  • Biocarvões-Fe como condicionadores de solos arenosos.

valiar os efeitos da aplicação de biocarvões-óxido de ferro associado a resíduos orgânicos sobre as características físico químicas de solos arenosos, diversidade e atividade microbiana e eficiência de formação da matéria orgânica.

  • AVALIAÇÃO DE BIOCARVÃO DA CASCA DE CAFÉ E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS FERTILIZANTES A BASE DE BIOCARVÃO.

Este projeto de pesquisa tem por objetivo a caracterização e avaliação de biocarvão de casca de café da NetZero para o desenvolvimento e avaliação de novos fertilizantes a base de biocarvão. A proposta engloba atividades de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos em laboratório e casa de vegetação para avaliação da eficiência do biocarvão da NetZero e sugestões de doses do produto para o plantio do café.

  • PRODUÇÃO DE FERTILIZANTE FOSFATADO SOLÚVEL A PARTIR DA PIRÓLISE DE OSSOS E SOLUBILIZAÇÃO ÁCIDA

A produção dos fertilizantes fosfatados solúveis, a partir do osso pirolizado e acidificado/solubilizado com H2SO4 e H2PO4,tem como perspectiva a formação de fertilizantes com solubilidade e concentrações de P similares ao superfosfato simples e superfosfato triplo. Desta forma, este projeto ao final, terá como metas principais a serem alcançadas, a obtenção de um processo de produção de dois fertilizantes fosfatados solúveis combinando ossos pirolizados com H2SO4 , H2PO4.

  • Produção de fertilizante fosfatado a partir de carvão de ossos e solubilização com ácido biogênico.

 A pesquisa consiste na sintetização de um fertilizante fosfatado, produzido a partir de “bone char” e ácido biogênico, utilizando material orgânico, com intuito de apresentar uma alternativa de fertilizante fosfatado orgânico e com desempenho agronômico semelhante ou até mesmo superior às fontes comerciais, obtido de materiais com potencial poluidor e sem a utilização de fontes não renováveis. A pesquisa possui duas etapas, a primeira com a sintetização do fertilizante em laboratório, e a segunda em casa de vegetação para avaliar o desempenho agronômico do material sintetizado.

A lista na integra pode ser obtida:

SisPPG – Sistema de Pesquisa e Pós-Graduação (ufv.br)