Workshop de Fertilizantes

WORKSHOP DE FERTILIZANTES – 6ª EDIÇÃO

Continuando o debate acerca dos fertilizantes, a Universidade Federal de Viçosa – UFV, por meio do GeFert, a Unitins – Universidade Estadual do Tocantins e a Secretaria da Agricultura e Pecuária – Governo do Tocantins -SEAGRO, promoverão o 6º Workshop de Fertilizantes (6º WSF), que será realizado nos dias 14, 15 e 16 de agosto de 2024, no Auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos-Palmas-TO. Este evento abordará o tema “Fertilizantes na sustentabilidade da agropecuária brasileira”. O tema é oportuno para maior integração dos participantes, conectando indústria, produtores, cooperativas, associações, pesquisadores, técnicos/consultores, e estudantes, considerando a produção e o uso eficiente de fertilizantes como componente essencial à produção sustentável de alimentos e fibras.

O Brasil é reconhecidamente o país com maior potencial de incrementar a produção de alimentos no mundo. A região do MATOPIBA, além de MS e PA, apresenta grande destaque nacional e mundial. A importância econômica e social da produção agropecuária na região e o uso expressivo de fertilizantes, requer discussões sobre as ferramentas e técnicas de aplicação de fertilizantes e de manejo nutricional das culturas, a qualidade dos fertilizantes e as estratégias de monitoramento do solo que permitam o uso eficiente desses insumos. Nesse sentido, os desafios no manejo do solo e no uso eficiente de fertilizantes nos impõe a busca por melhoria constante para uma produção mais sustentável.

Objetiva-se com o Workshop de Fertilizantes, promover um fórum de discussão relacionada aos fertilizantes, por meio de uma abordagem multidisciplinar, com enfoque na inovação tecnológica e uso eficiente de fertilizantes. Promover a difusão de conhecimento entre pesquisadores, técnicos/consultores, empresas, produtores rurais e estudantes. Consolidar trabalhos de cooperação científica, intercâmbio de informações e de material, com o objetivo de alavancar linhas de pesquisas e estabelecer parcerias entre empresas, universidade, indústria e produtores rurais, no que se refere a tecnologias e uso eficiente de fertilizantes.